TED é uma organização sem fins lucrativos devotada a idéias que merecem ser compartilhadas. Começando como uma conferência de quatro dias na Califórnia trinta anos atrás, TED tem crescido para realizar sua missão com múltiplas iniciativas.

Leia mais +

No espírito de idéias que merecem ser compartilhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que juntam pessoas para dividir um experiência estilo TED. Em um evento TEDx, apresentações do TED em vídeo e palestrantes ao vivo se combinam para estimular grandes discussões e conexões.

Leia mais +

CESUPA
Tema: Redescobrindo

O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. Assista ao lado o vídeo teaser da conferência TEDxCESUPA 2016 sob o tema: "Redescobrindo"!

Sobre


TED é uma organização sem fins lucrativos devotada a idéias que merecem ser compartilhadas. Começando como uma conferência de quatro dias na Califórnia trinta anos atrás, TED tem crescido para realizar sua missão com múltiplas iniciativas. As duas conferências TED anuais convidam os maiores pensadores e realizadores do mundo para falar por 18 minutos ou menos. Muitas dessas apresentações estão disponíveis, de graça, em TED.com. Pessoas que já estiveram no palco do TED: Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman. Siga o TED no Twitter, ou no Facebook.

x = evento organizado de forma independente.

No espírito de idéias que merecem ser compartilhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que juntam pessoas para dividir uma experiência estilo TED. Em um evento TEDx, apresentações do TED em vídeo e palestrantes ao vivo se combinam para estimular grandes discussões e conexões. Esses eventos locais possuem a marca TEDx, na qual x = evento TED organizado de forma independente. A conferência TED fornece orientações gerais para o programa TEDx, mas eventos individuais são organizados por conta própria (Sujeitos a regras e regulamentos).

CESUPA

O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do CESUPA Unidade José Malcher. O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias.

Informações


Quando: 09 de Abril de 2016 - 09:00h a 16:00h

Onde: Centro Universitário do Estado do Pará

Avenida Governador José Malcher, 1963

Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo

Belém/Pará/Amazônia/Brasil






Palestrantes


Ana Irene Alves

Tecnologias para incluir

Ana Irene é Terapeuta Ocupacional e Doutora em Psicologia. Atua em Estimulação Precoce e em Tecnologia Assistiva, sendo consultora em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências. Em 1997 fundou a Associação de Assistência à Criança Deficiente da Amazônia - ACDA, onde foi presidente e sempre trabalhou na diretoria. Desenvolveu o software acessível "Desenvolve" em 2004, ganhou em 2005, o Prêmio FINEP, Região Norte na Categoria Inovação Social, em 2007 ganhou menção honrosa no Prêmio FINEP e ganhou o Prêmio Nacional Direitos Humanos da Presidência da República na categoria defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência. Coordena atualmente o NEDETA (Núcleo de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade) e é Autora de diversos livros e artigos publicados.

Juraci Siqueira

A poesia do canoeiro Amazônida

Antonio Juraci Siqueira nasceu em 28 de Outubro de 1948 em Cajary, município de Afuá no Pará, onde, ainda menino, descobriu a literatura através dos folhetos de cordel. Aos 16 anos mudou-se para Macapá (AP) onde casou-se, prestou serviço militar e concluiu os estudos de segundo grau. Em 1976 mudou-se para Belém graduando-se em Filosofia em 1983 pela UFPa. Pertence a várias entidades lítero-culturais, entre estas a União Brasileira de Trovadores, a Malta de Poetas Folhas & Ervas, a Academia Brasileira de Trova e o Centro Paraense de Estudos do Folclore. Atua como oficineiro, performista, contador de histórias e publicou mais de 60 títulos individuais entre folhetos de cordel, livros de poesias, contos, crônicas, histórias humorísticas e versos picantes.

Matheus Acácio

Quanto vale uma vida?

Matheus Acácio é aluno do quinto ano do curso medicina do Centro Universitário do Pará. Ele é organizador do projeto “Campanha Outubro Rosa - Multirão da Mama" no estado do Pará, o projeto tem como objetivo atender e alertar mulheres sobre os perigos e as causas do câncer de mama, uma doença que, se diagnosticada o mais cedo possível, tem 90% de chance de cura. O projeto já atendeu mais de duas mil mulheres de todas as classes sociais gratuitamente em vários municípios do Pará em cinco anos de existência. Matheus também foi presidente da Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA), sendo responsável pela fundação de mais três ligas. Atualmente é diretor financeiro do Comitê Brasileiro de Ligas de Oncologia (COBRALC), organizador do Summit Internacional de Oncologia e membro do Centro Avançado em Oncologia - Oncológica Brasil.

Vivi Menna

Como acreditei no sonho de ser artista viajante na amazônia

Vivi Menna é professora, artista visual e midiativista desde a década de 1990. Neste período, fundou o grupo performático “Fábrica de Sonho” que uniu teatro, mídia e arte para denunciar abusos de direitos humanos e cidadania em São Paulo. Em 2000 sucumbiu ao seu espírito aventureiro e descobridor e começou a navegar pelos rios e narrativas do Pará, mapeando populações tradicionais, mestres, festeiros e movimentos de resistência popular em aquarelas sobre seda. Em 2012, fundou na Estácio FAP o projeto de extensão universitária "Cartografias Amazônicas " que conduz alunos e professores para o interior do estado e da Amazônia numa descoberta inédita da cultura local. Viviane é um exemplo de quem usa sua vida na luta pela igualdade dos povos e desenvolvimento dos seres humanos. Ela leva a fundo a premissa que comunicação é social e assim, vem criando com seus alunos de jornalismo e publicidade, uma legião de apaixonados pela Amazônia e por seus povos.

Edivan Pereira

Água potável para os ribeirinhos: esse é meu desafio!

Edivan Nascimento Pereira, 20 anos de idade, nascido em uma comunidade ribeirinha às margens do Rio Moju, no município de Moju - PA. Cursa o segundo ano de Engenharia Química na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, Campus Marabá. Em muitos vilarejos ribeirinhos da Amazônia, a água de beber sai direto do rio para a caneca, sem escalas em qualquer tipo de filtro. Por isso, o índice de doenças de veiculação hídrica é alto, sobretudo em crianças. Mesmo nas pequenas cidades onde há água encanada, a captação é feita diretamente no rio e a água não passa por nenhum tipo de tratamento até chegar às torneiras. Disposto a mudar essa realidade, Edivan teve a ideia de desenvolver um Filtro de Água de baixo custo a partir do reaproveitamento do Caroço de Açaí. Os primeiros resultados da pesquisa, demostraram um enorme potencial de utilização do resíduo do açaí como percussor na produção de carvão ativado, mostrando-se, em alguns parâmetros físico-químicos e microbiológico mais eficiente que o carvão ativado produzido pela indústria, quando comparado os resultados.

Patrick Sousa

Educação na saúde para desenvolver habilidades humanas e se redescobrir

Professor Patrick possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, atualmente é farmacêutico/professor no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e farmacêutico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). Além das experiências adquiridas através dessa formação regular, participou e organizou vários eventos científicos como: congressos, encontros, workshops, palestras, fóruns, jornadas, etc., adquirindo grande capacidade de comunicação e liderança, poder de convencimento, desenvolvendo projetos na área hospitalar, iniciativa privada e no Sistema Único de Saúde, além atuar na área de consultoria pública e privada. Coordena e ministra aulas em módulos da especialização em FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA utilizando a SIMULAÇÃO REALÍSTICA, metodologia inovadora de ensino que simula casos e problemas reais trabalhando habilidades e competências técnicas e comportamentais.

Rosinaldo Pinheiro

Como valorizar a cultura através de histórias em quadrinhos

Rosinaldo é designer gráfico, animador, quadrinista, paraense da gema, criador da Turma do Açaí: personagens infantis inspirados na cultura paraense, usando a nossa linguagem Papachibé, que são divulgados na internet através das redes sociais e já possuem mais de 24.793 mil curtidas. Rosinaldo lançou dois curtas de animação: "A Turma do Açaí no Círio" e "A Turma do açaí: Fisco é Essencial" e ministrou diversas palestras e oficinas de animação com técnica 2D, Stop Motion e mídias sociais. Paticipou do ANIMA MUNDI 2015 Cidade das Artes - Rio Janeiro e ganhou prêmio no Congresso Internacional Rio+20 pela exposição FACING THE CLIMATE com o tema aquecimento global. Ganhou o edital do Banco da Amazônia com a revista "A Turma do Açaí: Educação Ambiental". Participou do documentário "VHQ - Uma breve história do quadrinho paraense” do diretor Vince Souza.

Filipe Larêdo

O prazer de ler livros: a visão de um editor

Filipe Larêdo é formado em Direito pelo Cesupa e em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo). Trabalhou em grandes editoras brasileiras como Globo Livros e Novo Século, tendo sido, nesta última, editor dos livros de André Vianco, um dos maiores autores de literatura fantástica do país. No final de 2013, criou a Editora Empíreo, que em pouco mais de dois anos de existência já possui 17 títulos publicados, incluindo em seu catálogo uma literatura variada, cujos estilos passam por suspense sobrenatural, contos de cotidiano e romances de amor. Em 2014 deu início ao primeiro de muitos projetos colaborativos de sucesso, entre eles Desnamorados e O Corvo, recebendo destaque em revistas e jornais de grande circulação nacional como Estado de São Paulo (Estadão), Exame e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Apresentações culturais


Pelé do manifesto

Pelé do Manifesto é rapper oriundo do bairro da Cremação, ingressou no movimento do Hip Hop em 2009, mas já escrevia suas poesias desde 2006. Filho das batalhas de MC e amante do underground, ficou conhecido no Brasil através da música "Sou neguinho", sua principal canção. Em 2014 lançou seu primeiro EP denominado "Gambiarra Periférica". Em 2015 gravou uma música com um MC Paulista, Nocivo Shomon, além de participar de importantes eventos em São Paulo e Brasília. Aos poucos vem se consolidando no Rap Nacional como um dos mais expoentes no seguimento rap da Região Norte.

Koala Crew

Koalla Crew, nascido em Ananindeua atualmente reside na cidade de Belém, no bairro de Fátima (antiga Matinha). Desde de 2013 vem somando nas atividades da batalha de São Brás, com diversas apresentações, em bairros, escolas, faculdades, praças e teatros. Em 2015 se destacou na cena com uma apresentação denominada "Do Jazz ao Hip Hop" onde fez participação ao lado dos músicos da Big Band Amazônia Jazz Band no Teatro da Paz.

Everton MC

Everton MC é oriundo de Belém do Pará. Iniciou sua militância no RAP nacional em 2012. Aborda temas como: racismo, desigualdade social, revolução cabana e cultura paraense. Além de MC, Everton é acadêmico de pedagogia, poeta, artista e educador. Atualmente faz parte do coletivo TQSS (Tem Que Ser Sagaz) Crew, formado na Batalha de São Brás.

Zimba Groove

A banda é composta por 4 integrantes. Jeff Moraes, voz, que sempre está presente nos batuques da cidade tem em seu repertório sambas, afoxés, música regional e black music. Wendell Raiol, violão, que na sonoridade apresenta virtuosismo ao tocar, típica de um professor de música. Ney Trindade, baixo, que tem trajetória em bandas de reggae e na noite de Belém. Douglas Dias, percussão, participante de batuques, grupos regionais e afros.



Contato




Organização


Matheus Henrique dos Santos

Matheus é curador do TEDxCESUPA 2016, acadêmico do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do CESUPA e faz da tecnologia assistiva seu ideal de vida. Fundou o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva (GETA) com a professora Msc. Alessandra Natasha em 2013 e atualmente desenvolve os projetos de acessibilidade: aplicativo de alfabetização fônica controlado via Bluetooth® e Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma.

Luis Fernando Gomes

Luis Fernando é co-organizador do TEDxCESUPA, acadêmico do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do CESUPA, membro do Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva (GETA) do CESUPA e desenvolvedor do projeto: Tecnologia embarcada para análise de movimento.

Fábio Carvalho Zamora

Fábio Zamora é membro do time do TEDxCESUPA, acadêmico do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do CESUPA, co-fundador da startup BitStart e desenvolvedor de diversos projetos de Design, Web, Mobile.

Emidio Monteiro Rebêlo

Emidio Rebêlo é membro do time do TEDxCESUPA, Bacharel em Sistemas de Informação pelo CESUPA, fundador da startup BitStart e desenvolvedor de diversos projetos de Design, Web, Mobile.


Édipo Queiroz Santiago

Publicitário e Jornalista formado pela Universidade Federal do Pará e Estácio – FAP, respectivamente. Natural de Capanema – PA, cursou o Bootcamp de Planejamento de Comunicação da Miami ad school | Espm. Em sua trajetória passou pelo Núcleo de Marketing do Banpará, pela agência paraense Amazônia360. Em São Paulo passou pela agência Academia da Marca antes de se tornar Consultor de Marketing na Manga Consulting. É o criador e produtor do primeiro jogo de realidade alternativa produzido pela Amazônia (Case Hypchic).

Beatriz Ruiz Alvarez

Beatriz Ruiz é assessora de comunicação do TEDxCESUPA e acadêmica do curso de Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda do CESUPA.

Renan d'Oliveira

Renan é diretor de arte do TEDxCESUPA e acadêmico do curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda da Estácio FAP.

Camila d'Oliveira

Camila é cenógrafa do TEDxCESUPA, pós-graduanda em design de interiores, iluminação e paisagismo. Atualmente exerce a profissão de arquiteta no seu escritório: TAO Arquitetura & Design.

Imprensa


Release


Solicite o release oficial através do e-mail tedxcesupa@gmail.com ou pela caixa de contato do site.


Logotipos oficiais


Não é permitido editar cores, formas, tamanhos e fontes.


TEDxCESUPA

TEDxCESUPA

Como se referir à conferência?


TEDxCESUPA, com as duas siglas em caixa alta, separadas por um "x" minúsculo, tudo junto.


Hashtag


#TEDxCESUPA, #tedxcesupa


Orientações


Envie sua reportagem para o e-mail tedxcesupa@gmail.com, para aprovação da equipe de organização.


Patrocínio



Code School
Voyage Turismo


Ciclor Bike Shop
Ponto 1 Lanchonete
Na Figueredo
Delícias Regionais


Apoio


Centro Universitário do Pará
GETA
Je ne sais quoi


Tá Safo